terça-feira, 18 de março de 2008

Campo de golfe público do Jamor

"Um pequeno grande passo para que haja mais portugueses a jogar golfe e para que o mercado interno se desenvolva", congratulou-se o presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Manuel Agrellos

O último Diário da República, de 13 de Março, publica o Anúncio de Concurso para a Construção do Campo de Golfe do Jamor - 1ª Fase. Este projecto engloba os primeiros 9 buracos dos 18 previstos para o vale do Jamor, no Estádio Nacional, concelho de Oeiras.

As empresas interessadas têm 45 dias para apresentar propostas ou pedidos de participação. O prazo de execução da obra é de 300 dias e o investimento ascende aos três milhões e quatrocentos mil euros, comparticipado em iguais partes pelo Instituto de Desporto de Portugal e o Instituto do Turismo de Portugal.

Salientando que o golfe, além da sua componente desportiva de alta competição ou lazer, é também um importantíssimo vector de turismo e, consequentemente, de actividade económica, o presidente da FPG, Manuel Agrellos, considera que o aparecimento de infra-estruturas públicas, com preços acessíveis a uma grande maioria da classe média, trará como consequência o aparecimento de muitos mais jogadores portugueses e um forte desenvolvimento do mercado interno.

"É um pequeno grande passo para que haja mais portugueses a jogar golfe", afirmou Manuel Agrellos ao Gabinete de Imprensa da FPG. "E dá a entender que o Governo está, efectivamente, na disposição de contribuir para a promoção e popularização da modalidade, algo por que a FPG há muito vem lutando. Não queremos apenas estrangeiros a jogar em Portugal", acrescentou.

Estima-se que a 2ª fase, ou seja, a ampliação para 18 buracos, arranque ainda em 2008. Todo o projecto, com os custos inerentes, foi desenvolvido pela equipa técnica da FPG e apresentado à Administração Pública, tendo cabido a José Sousa e Mello, um dos melhores jogadores da história do golfe nacional, a autoria do desenho do traçado.

Em Dezembro passado, por ocasião da oficialização do lançamento do concurso público, em simultâneo com a apresentação do projecto, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, afirmou: "Queremos que aos mais de 300 mil golfistas que visitam Portugal, se juntem mais umas dezenas de milhares de portugueses. Por isso, iniciámos uma política nova de reconversão de campos de golfe públicos.
Este [o do Jamor] vai ser o primeiro campo público do país, mas temos em linha de montagem mais alguns já pensados e trabalhados em termos de projecto. Para generalizar a prática do golfe? Não quero ir tão longe.
Mas para permitir que, por via da política de acesso, de custos e de preços, possamos chamar mais cedo ao golfe algumas camadas da nossa população e sociedade", justificou.

A empreitada de construção desta 1ª Fase tem por objecto a desmatação, terraplanagens e modelação de terreno e do campo de golfe, zonas verdes, rede de abastecimento de água, rede de rega do campo, drenagem, acessibilidades e protecção, instalações eléctricas, apetrechamento do campo, máquinas e equipamento de manutenção.

Sem comentários: