segunda-feira, 7 de abril de 2008

Estoril Open de Portugal

Domingo, no Oitavo Dunes do Estoril, Grégory Bourdy tornou-se no primeiro francês em 52 anos de história do torneio da Federação Portuguesa de Golfe a ganhar o Estoril Open de Portugal, uma prova integrada no calendário oficial do PGA European Tour.

Com o patrocínio do Turismo de Portugal e da Junta de Turismo da Costa do Estoril, o torneio, que terminou Domingo no Oitavos Dunes, ofereceu 1,25 milhões de euros em prémios. O novo campeão do Estoril Open de Portugal, embolsou 208.330 euros de prémio monetário.

Antigo vice-campeão mundial amador, Bourdy tornou-se, também, no primeiro campeão do Estoril Open de Portugal a conquistar o título num 'play-off' de três jogadores que se prolongou por três buracos. O francês, de 25 anos, é ainda o sexto jogador a vencer o Estoril Open de Portugal num 'play-off' e o quinto campeão 'wire-to-wire' da prova (ou seja, liderando o torneio do início ao fim).

No European Tour de 2008, Bourdy foi o terceiro campeão 'wire-to-wire' e o oitavo a vencer no 'play-off'. Em sétimo lugar classificou-se o escocês Alastair Forsyth, que há duas semanas participou no Madeira Islands Open BPI Portugal. Curiosamente, o escocês foi um dos adversários de Bourdy no 'play-off' de hoje.

No ‘play-off’, Alastair Forsyth e Grégory Bourdy, e ainda o inglês David Howell, terminaram os 72 buracos regulamentares empatados com 266 pancadas, 18 abaixo do Par do percurso desenhado pelo norte-americano Arthur Hills.

Perante milhares de espectadores (mais de três mil na última jornada), os três jogadores empataram (Par) o primeiro buraco de 'play-off'', e foi de novo necessário repetir o 18º buraco do Oitavos Dunes, onde Forsyth foi eliminado ao fazer um 'bogey' (teve de “dropar” a bola, pois a bola de saída fora para o mato).

Só Bourdy e Howell chegaram ao terceiro buraco de 'play-off', o 17º do campo da Quinta da Marinha. Howell, que perdeu o quarto 'play-off' da sua carreira (nunca ganhou nenhum no European Tour), ultrapassou o 'green' com o seu segundo 'shot'. O 'chip' ficou curto na gola do 'green' e os dois 'putts' que se seguiram levaram-no a cometer um 'bogey'. Bourdy, que até saíra do 'tee' com alguma dificuldade para o 'semi-rough', salvando-se com um bom ferro-5 para o 'green', arriscou o primeiro 'putt' para 'bridie', que falhou por uns dois palmos, mas, no segundo 'putt' para Par, chegou à vitória.

Com o triunfo, Grégory Bourdy ascendeu do 134º ao 21º lugar na Ordem de Mérito Europeia e colocou-se no 11º posto do 'Ranking' europeu da Ryder Cup.

Para o antigo vice-campeão mundial amador (2002), o êxito no Estoril Open de Portugal permitiu ultrapassar um momento delicado na sua vida pessoal, depois de ter perdido, em Janeiro, a sua primeira treinadora, Monique Saubaber, a primeira mulher a treinar golfe em França.

A participação portuguesa no Torneio teve um balanço positivo. Nuno Campino terminou em 60º (-2), embolsando 3.187,50 euros e declarou que esta foi a sua melhor exibição de sempre em torneios do European Tour, ao passar pela terceira vez o 'cut' no Open de Portugal, a primeira como profissional. Pedro Figueiredo foi de bolsos vazios para casa porque é amador, mas o 71º posto que ocupou ( 3) teria rendido ao jovem, de apenas 16 anos, 2.012.33 euros.

Nuno Campino e Pedro Figueiredo já tinham passado o 'cut' no Madeira Islands Open BPI há duas semanas, e Figueiredo é o primeiro amador português a passar os 'cuts' nos Opens da Madeira e de Portugal, no mesmo ano.

O 52º Estoril Open de Portugal encerrou com a cerimónia de entrega de prémios, na qual estiveram presentes Manuel Pinho, ministro da Economia e da Inovação; Frederico Costa, vice-presidente do Turismo de Portugal; Duarte Nobre Guedes, presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril; Manuel Agrellos, presidente da Federação Portuguesa de Golfe; Miguel Champalimaud, proprietário do Oitavos Dunes; Frederico Champalimaud, director de golfe do Oitavos Dunes; e Peter Adams, director de torneio do PGA European Tour.

O vencedor Grégory Bourdy, que sucedeu a Pablo Martin, estranhou a ausência da tradicional cerimónia do banho de champanhe que costuma brindar os campeões franceses no European Tour, e, prometeu celebrar em Cascais, oferecendo um jantar a todos os franceses.

Sem comentários: